RUBENS TEIXEIRA

Rubens Teixeira palestra para oficiais do HCE sobre princípios eficazes de gestão Rubens Teixeira palestra para oficiais do HCE sobre princípios eficazes de gestão

 

No dia 2 de junho o Dr Rubens Teixeira esteve palestrando para os oficiais do Hospital Central do Exército sobre Princípios Eficazes de Gestão, convidado pelo Diretor do HCE, General Médico Waldir Lucena. O palestrante procurou apresentar suas experiências nas áreas combatente e tecnológica do Exército e em diversas outras áreas da Administração Pública.

Rubens Teixeira abordou de forma sumária as dificuldades que a sua família teve de enfrentar para superar desafios difíceis. Abordou os princípios norteadores da boa educação capazes de facilitar o êxito profissional e pessoal. Além disso, fez um sumário das suas experiências como oficial do Exército, como analista do Banco Central do Brasil, como Diretor da Transpetro e em outras ações desenvolvidas na iniciativa privada.

Rubens Teixeira durante a palestra. À frente, generais Lucena e Garcez e Dr Balthazar Salgado.

Defendeu o valor dos princípios a serem seguidos que aumentam sobremaneira a possibilidade de êxito. Apontou valores morais e foi enfático ao dizer à plateia que aos nove anos já havia lido toda a Bíblia, o que lhe garantiu a solidificação de princípios já ensinados por sua família. Falou da importância da fé para se enfrentar os infortúnios da vida pessoal e da vida de gestor.

Entre os princípios da gestão eficaz, destacou a austeridade. Enfatizou a importância da disciplina na vida privada e corporativa. Destacou a importância de se desenvolver bons hábitos. Alertou para o fato de que os hábitos são fortes influenciadores dos bons e maus resultados, visto que tanto o sucesso quanto o insucesso, normalmente, são frutos que se colhem a partir do que se plantou, com os atos de cada um, normalmente influenciados pelos hábitos.

Deu ênfase também à visão e metas que cada pessoa deve ter na administração da sua vida, seus negócios e na gestão dos processos da sua organização. Alertou que “precisamos ter metas para a nossa vida pessoal e para a organização que trabalhamos. Precisamos entender a nossa situação atual, saber onde estamos e onde queremos chegar”.

Outro princípio destacado foi a comunicação. Destacou a importância de se ter canal aberto de comunicação entre os diversos membros da equipe. Alertou que a responsabilidade de se fazer entender é “fundamentalmente de quem fala e não apenas de quem ouve”. Advertiu ainda que “é impossível a comunicação eficaz se não falamos a mesma língua”.  Procurou demonstrar que a falta de comunicação e entrosamento faz com que as pessoas busquem resolver os seus próprios problemas de forma egoísta e não pensam no bem-estar coletivo e da organização.

Rubens Teixeira entre os generais Lucena e Garcez recebendo os agradecimentos e homenagens após a palestra.

Ao falar da persuasão, disse que “a maneira como nos comunicamos faz com que as perspectivas e a maneira de enxergar problemas e situações seja completamente modificada”. Neste momento, disse que a “autoridade deve ser o último instrumento a ser utilizado para conduzir o subordinado a cumprir a sua missão”. Segundo o palestrante, o convencimento demora mais, todavia é mais eficaz, duradouro e produz mais resultados e cooperação.  Alertou à platéia das máximas que “palavras se ouvem e exemplos se seguem”, ou “as palavras covencem e o exemplo arrasta”.

Por último, falou da determinação como princípio. Neste momento, compartilhou suas experiências de superação e falou sobre a importância de não esmorecer diante dos desafios. Concluiu que às vezes, numa organização, muitas coisas parecem estar fora de ordem.  Segundo o palestrante “neste momento desistir parece ser o caminho mais fácil, mas nunca o mais nobre e enriquecedor sob vários aspectos”. Apresentou um filme de Airton Senna granhando uma corrida na chuva e falou sobre a habilidade que o campeão possuía de superação quando chovia. Concluiu afirmando que um campeão em gestão é aquele que aprende a avançar na chuva, em meio às dificuldades e problemas.

Além dos generais Lucena e Garcez e diversos coronéis, a plateia foi composta por centenas de oficiais de diversos postos, a maioria deles médicos, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, além de oficiais de outras armas e serviços. Acompanharam o Dr Rubens Teixeira o Dr. Balthazar Salgado, advogado e radialista, e Rogério Barreto, que também deram a sua saudação à paltéia.

Anúncios

Arquivado em:Sem categoria

One Response

  1. […] Dr. Rubens Teixeira palestra para oficiais do HCE sobre princípios eficazes de gestão […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Twitter @Rubens Teixeira

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Documentário

Redes Sociais

twitter

youtube

orkut

facebook

Programa do Faustão (Globo)

Descriminalização das drogas (Opinião)

PLC 122 (Opinião)

Entrevista ao Jornal Folha Dirigida

logocorrupcao2007
banner_tcp

Mais Avaliados

%d blogueiros gostam disto: