RUBENS TEIXEIRA

Evento do Creci-RJ debate propostas para solução de problemas ambientais

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ) promoveu no último dia 17 de março o I Fórum de Sustentabilidade. O evento teve como objetivo debater, de forma crítica, a ocorrência dos recentes desastres provocados pelas chuvas no Estado do Rio de Janeiro que surgiram em decorrência do desmatamento e da ocupação desordenada do solo. O evento aconteceu no Hotel Othon Palace em Copacabana.

Rubens Teixeira durante a apresentação

O encontro contou com a presença de importantes autoridades e especialistas em meio ambiente. Entre eles, o presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), João Teodoro, o vice-prefeito e Secretário Municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, a vereadora Aspásia Camargo, o Secretário Municipal da Ordem Pública, Rodrigo Bethlen, o Diretor Financeiro e Administrativo da Transpetro,  Rubens Teixeira, o coordenador do Instituto Chico Mendes, Rogério Rocco, o arquiteto da RRA Arquitetura, Ruy Rezende, o gerente técnico da GBC Brasil, Marcos Casado,   dentre outros.

O presidente do Creci-RJ, Casimiro Vale, destacou a importância do I Fórum de Sustentabilidade para a sociedade:

“O corretor de imóveis moderno não se preocupa apenas em vender, mas sim em oferecer qualidade de vida aos clientes. O evento quer mostrar aos cidadãos a preocupação desse profissional com a segurança dos empreendimentos.”

Rubens Teixeira na sala de visita entre o arquiteto da RRA Arquitetura, Ruy Rezende, o gerente técnico da GBC Brasil, Marcos Casado, componentes do painel 2: visão de responsabilidade sócio ambiental corporativa.

A participação do diretor da Transpetro foi marcada por surpresas por conta da forma que foram apresentadas as idéias sobre o tema. Rubens Teixeira começou saudando os corretores e dizendo da importância da responsabilidade ambiental individual e corporativa para que se preserve o mundo de algumas tragédias evitáveis.

Rubens Teixeira falou ainda da importância do trabalho responsável dos corretores e construtores no sentido de não visarem lucros imediatos causando prejuízos irreparáveis futuros para a nossa geração e para as gerações vindouras. Destacou que a primeira lei brasileira referente à questão fundiária data de 1850. Até então, segundo o palestrante, a terra era um bem livre como o ar, e, quem a ocupasse e cuidasse, seria, então, seu dono. Refletiu com os presentes sobre a alteração desta lei que entregou ao império as terras não ocupadas cerca de três décadas antes da abolição da escravatura.

Rubens Teixeira sendo homenageado pelo CRECI-RJ após a apresentação

Por conta disso, segundo Rubens Teixeira, desde então, há uma demanda represada de habitação no Brasil. Destacou que o Brasil foi o último país da América livre a conceder o benefício aos negros. Ao ser concedido tal benefício, os novos “homens livres negros”, estes não possuíam terras para trabalhar e nem outra forma de sobreviver, além de continuarem submetendo-se a tratamento análogo ao que eram anteriormente tratados quando ainda eram oficialmente escravos.

Ressaltou a dificuldade que uma família pobre tem, no Brasil, de adquirir seu imóvel próprio. Por conta disso, destacou o programa do governo federal que, depois de décadas, permite a aquisição da casa própria para pessoas mais carentes. Referia-se ao Programa Minha Casa Minha Vida. Segundo Rubens Teixeira isso aqueceria o mercado imobiliário e beneficiaria aos corretores.

Foi dado destaque, pelo mestre de cerimônia, à forma simpática que Rubens Teixeira fez a sua apresentação.

Ao final, Rubens Teixeira passou o filme abaixo para ilustrar a responsabilidade de cada um em ter iniciativas de preservar o meio ambiente:

Anúncios

Arquivado em:1

2 Responses

  1. TATIANE GIULIANI disse:

    Obrigada! Muito legal esse video referente o valor da iniciativa e seus frutos!

  2. […] Evento do Creci-RJ debate propostas para solução de problemas ambientais – Engenheiro Rubens Tei… […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Twitter @Rubens Teixeira

Documentário

Redes Sociais

twitter

youtube

orkut

facebook

Programa do Faustão (Globo)

Descriminalização das drogas (Opinião)

PLC 122 (Opinião)

Entrevista ao Jornal Folha Dirigida

logocorrupcao2007
banner_tcp

Mais Avaliados

%d blogueiros gostam disto: