RUBENS TEIXEIRA

Israel produz avião não tripulado que pode alcançar Irã

Rubens Teixeira do Direto ao Assunto

Mantendo a tradição, Israel, um dos países com maior tecnologia de guerra do mundo, produz tecnologia de guerra enquanto inimigos alardeiam. A história recente do relacionamento de Israel com a maioria dos países árabes da região é sempre conturbada. Israel sofre com comportamentos hostis de fundamentalistas que atacam o seu território provocando grande estrago. Evitar essas ações é uma missão difícil, mas, na prática, Israel investiga os supostos responsáveis e os ataca utilizando-se da força convencional.

Vários países da região, de forma clara, ou dissimulada, atacaram a Israel e as respostas sempre aconteceram. É uma relação de reciprocidade. Quando é atacado,  Israel também ataca. Recentemente o presidente do Irã tem demonstrado a sua rejeição a Israel e levanta-se a suspeita de que o país esteja fabricando a bomba atômica. A rejeição do Irã a Israel, com a posse da bomba atômica pelo país árabe, é um péssimo recado ao Estado Judeu.

Mantendo o padrão de comportamento, Israel apresentou as suas poderosas máquinas de guerra. A Força Aérea de Israel apresentou a sua nova frota de grandes aviões não tripulados, neste domingo (20 fev). Segundo foi informado pelas autoridades, poderiam voar até 20 horas consecutivas atingindo o Golfo Pérsico. Isso significa que poderiam chegar ao Irã.

A fabricante é nada mais nada menos que a estatal Israel Aerospace Industries. A supermáquina, batizada como Heron TP, tem 26 metros de extensão entre uma asa e outra, o que corresponde dizer que é do tamanho de uma aeronave de transporte de passageiros, como o Boeing 737. É a maior aeronave não tripulada do Exército israelense e pode voar a uma altura maior que 12 mil metros.

Esses aviões são capazes de permanecer voando por até 20 horas consecutivas e serão usados pelas Forças Armadas Israelenses principalmente em missões de vigilância e carregamento. O equipamento vem sendo desenvolvido há uma década e foi usado pela primeira vez durante a ofensiva israelense contra a Faixa de Gaza em dezembro de 2008.

O criador da Teoria dos Jogos, cientista John Nash (muito conhecido por conta do filme Uma Mente Brilhante),  teoria utilizada em análise estratégica de cenários, permite-nos concluir, da análise da sua teoria, que a forma mais adequada de se tratar os adversários é comportar-se da última maneira que ele se comportou. Assim, se o adversário não colaborar, também não se deve colaborar. Ele perceberá que não vale a pena atacar. Se ele não perceber, criar-se-á um círculo vicioso e será ruim para todos. Se o adversário colaborar, também receberá colaboração. Assim a tendência será de se criar um círculo virtuoso que será bom para todos.

Parece ser essa a estratégia usada por Israel no convívio com seus adversários vizinhos. Sendo assim, talvez seja mais adequada a cooperação. Até porque a guerra moderna é, sobretudo, tecnológica. Não é de se supor que um projeto de uma década, como esse, seja o que haja de mais moderno na tecnologia de guerra de Israel. Certamente muita coisa está sendo desenvolvida. Neste contexto não se pode desprezar o fato de que grandes cientistas que revolucionaram a ciência, inclusive ganhando prêmios Nobéis, eram judeus, o que sinaliza para uma vocação cultural para a tecnologia. Não deve valer à pena pagar para ver.

Anúncios

Arquivado em:1

5 Responses

  1. Marcos Hoffmann disse:

    Há milênios a humanidade vem se conduzindo à base do olho por olho. Creio que chegamos a uma encruzilhada no século passado com as explosões em Hiroxima e Nagasaky De lá para cá muita coisa mudou. O fomento à consciência ecológica nos dá esperança. Esperança de um mundo regido pelo principio do amor, como, aliás, preconiza Jesus. Só o amor vencerá a loucura humana.

  2. Donivaldo Rodrigues disse:

    (Israel produz avião que pode atacar o Irã), parabens pelas palavras voce foi imparcial, ao contrario da grande midia brasileira que sempre vai do lado dos arabes. Não preciso acrescentar mais nada, a verdade foi dita por voce.

  3. clelio lopes disse:

    Olá! Parabéns, gostei do seu site diretoaoassunto. gostaria de
    tê-lo como amigo no site orkut. Lopes/DF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Twitter @Rubens Teixeira

Documentário

Redes Sociais

twitter

youtube

orkut

facebook

Programa do Faustão (Globo)

Descriminalização das drogas (Opinião)

PLC 122 (Opinião)

Entrevista ao Jornal Folha Dirigida

logocorrupcao2007
banner_tcp

Mais Avaliados

%d blogueiros gostam disto: