RUBENS TEIXEIRA

Palestra em Uberlândia/MG sobre logística e distribuição de Petróleo

Como Diretor Financeiro e Administrativo da Transpetro fui ministrar palestra sobre “A logística do petróleo e seus derivados”, no XV Curso de Estudos de Política e Estratégia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra -ADESG, delegacia de Uberlândia, MG.

Na ocasião, além dos alunos e diretores da ADESG/Uberlândia, prestigiaram o evento autoridades, como o Delegado Chefe do Departamento de Polícia Federal, Júlio César Bortolato, militares, profissionais liberais e representantes da mídia, como o diretor de jornalismo da Gazeta de Uberlândia, jornalista Gregório José, e representante da rádio Jovem Pan que ao final me entrevistou.

Durante a explanação, falei sobre o conceito de logística, originariamente derivado da estratégia militar, mas que nos dias atuais é um tema de relevância empresarial e acadêmica. Expliquei o funcionamento da logística de petróleo e derivados e de gás no Brasil com base no ordenamento jurídico brasileiro. Demonstrei a necessidade de criação da Transpetro e da sua importância para o Sistema Petrobras.

Além da explicação do funcionamento operacional desta complicada logística, apresentei fundamentos estratégicos que dão uma perspectiva do Brasil como potência e fiz questçao de afirmar que o Brasil já é uma potência. É questão de tempo o reconhecimento.

Apresentei as vantagens competitivas do Brasil com relação aos demais países do mundo. Para isto, citei o solo agricultável e suas riquezas minerais, o elevado percentual de água doce no território nacional, da ordem de 12%, a capacidade dos nossos cientistas, especialmente o dos militares, destacando que temos condições de produzirmos equipamentos para a defesa do território nacional em caso de afronta externa, e a perspectiva de o Brasil tornar-se o quinto maior produtor de petróleo do mundo.

Ressaltei que o Brasil está construindo a sua reputação de país potência. Por isto, não pode ser arrogante com os países que não nos ofereçam riscos, mas que eventualmente nos afrontam com palavras ou ações que possam prejudicar a nossa economia, em especial, descumprindo contratos. Frisei   que “por conta de interesse econômico, o forte não pode agredir o fraco. Nem como resposta, caso possa se conter. A agressão desnecessária do forte contra o fraco é mal vista pela sociedade e pelo mundo. As agressões vindas de fracos devem ser tratadas de forma especial. A solução deve ser estratégica de forma a tornar as palavras e atos dos fracos sem sentido ou repercussão no longo prazo. Precisamos nos preparar para enfrentar os países com economia forte que tentam nos impor a sua vontade. A esses enfrentaremos. Somos potência. Os países que não acreditam nisso não perdem por esperar.”

Ao final, respondi as perguntas dos participantes e recebi os cumprimentos em um jantar oferecido pelos membros da ADESG/Uberlândia.

Aproveito para agradecer a receptividade dos companheiros Adesguianos de Uberlândia, em especial ao Delegado Regional, Dr. Eduardo Luiz da Mata Gonçalves, que comissionou o grupo Charlie para recepcionar-me e acompanhar-me durante a minha estada na cidade, tornando mais agradável a minha permanência em Uberlândia. Os estágiários do grupo Charlie, Marcelo, gerente da Souza Cruz,  Susan Pires, responsável pela comunicação social da Prefeitura, e o médico e professor Eduardo Mesquita deram-me um tratamento agradabilíssimo, como é da natureza do povo mineiro.

 

 

Anúncios

Arquivado em:Palestra

2 Responses

  1. Elias Lopes disse:

    A Sintese do que ocorreu na palestra citada acima, me deixou com água na boca! gostaria de participar das palestras do Dr. Rúbens Teixeira aqui no Rio de Janeiro. Se for possível informar por email estes eventos, eu ficaria muito grato.
    A Paz de Cristo que excede todo entendimento, guarde os vossos corações.
    Fort Abraço!!!!!!!!

  2. […] Dr Rubens Teixeira ministra palestra em Uberlândia/MG sobre logística e distribuição de Petróle… […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Twitter @Rubens Teixeira

Documentário

Redes Sociais

twitter

youtube

orkut

facebook

Programa do Faustão (Globo)

Descriminalização das drogas (Opinião)

PLC 122 (Opinião)

Entrevista ao Jornal Folha Dirigida

logocorrupcao2007
banner_tcp

Mais Avaliados

%d blogueiros gostam disto: