RUBENS TEIXEIRA

Palestra sobre primeiro emprego, aos alunos do ensino médio da Escola João Kopke, Paulo de Frontin

Nesta segunda-feira, dia 9 de novembro, compareci  ao Colégio Estadual João Kopke, localizado no Municipio de Paulo de Frontin (RJ),  onde ministrei uma  palestra sobre o primeiro emprego, para todos os alunos concludentes do ensino médio daquela Instituiçao, que é uma referência no ensino público do Estado do Rio de Janeiro.

RubensNa ocasião, fui recebido pela Diretora da Escola, professora Tânia (foto), além do Secretário de Educação do Municipio e de todo Staff da direção do colégio.

Destaquei para os alunos que tive uma infância difícil e pobre, como a maioria deles, mas os encorajei a enfrentar todas as dificuldades. Falei a eles que em minha trajetória do ensino fundamental e médio, cursada quase toda em instituições públicas, acompanhada de grandes obstáculos, exigiu de mim, esforço e grande motivação para que obtivesse êxito. Enfatizei que quando fui matriculado em um colégio particular de alto nível, no terceiro ano, tive uma das maiores demonstrações de discriminação que a camada mais pobre da sociedade sofre, ao ser chamado por um professor, de semi-idiota, que percebeu minha defasagem de conhecimento e certamente a minha origem pobre.

Mostrei aos presentes que em nosso País há grande desigualdade social e que eles deveriam estar prontos para enfrentar todos os tipos de dificuldades advindas do preconceito, sem perder o ânimo. Fiz questão de repetidas vezes afirmar que quem desiste por conta de um obstáculo, perde logo na partida.

Rubens1Narrei outras dificuldades que tive, em especial ao ingressar na Academia Militar  das Agulhas Negras, sem saber nadar. Deficiência esta a qual custou-me muitos afogamentos, mas não desisti por isto. Persisti e por fim consegui nadar 1500 metros.

Ressaltei que “no jogo da vida, ou se paga antes e brinca depois, ou se brinca antes e paga depois, mas ninguém sai sem pagar”. Com esta afirmação incentivei-os a pagar antes e daqui há cinco ou dez anos quem plantasse boas sementes, estaria colhendo frutos valiosos. Mostrei que o Brasil é um País rico em recursos naturais, celeiro do mundo, detentor de 12% da águas doce do mundo, com grande potencial energético  e, com Pré-Sal, se tornará o quinto maior produtor de Petróleo do mundo.

Finalizei dizendo que no estado do Rio de Janeiro estariam sendo feito investimentos que gerariam muitos empregos e, com isso estimulei-os a se prepararem e disputarem as vagas que surgiriam e que algumas delas ofereceriam bons salários.

Após a conclusão das palavras, apresentei um pequeno filme que registra fases difíceis de minha vida, e o depoimento de alguns de meus amigos, os quais comentaram sobre a minha trajetória no ensino médio, custeado por meu irmão mais velho,  Paulo Teixeira.

P.S. Recebi em meu orkut, o depoimento abaixo, da aluna Nathasha, que assistiu a palestra:

“Nossa! Sem palavras sobre a palestra. Tudo que precisavamos ouvir!”

Anúncios

Arquivado em:Palestra

One Response

  1. José carlos disse:

    Ao diretor do assunto;
    Pr. Rubens Teixeira, quero parabenizar pelos seus serviços prestado a nossa sociedade . Que tanto precisa de homens com comprometimento,visando bem comum de todos.Fico feliz por Deus levantar homens como o Pr. Rubens .Continue nesta tarefa
    ardua mas com uma grande recompensa.Os seus
    serviços prestados não é vão para Deus! Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Twitter @Rubens Teixeira

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Documentário

Redes Sociais

twitter

youtube

orkut

facebook

Programa do Faustão (Globo)

Descriminalização das drogas (Opinião)

PLC 122 (Opinião)

Entrevista ao Jornal Folha Dirigida

logocorrupcao2007
banner_tcp

Mais Avaliados

%d blogueiros gostam disto: